quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pai nosso, venha o teu amor!

“Pai nosso, [...] venha o teu Reino.”

                “Venha o teu Reino” é uma fala de Jesus Cristo quando ora a Deus no sermão da montanha. Essa é, eu me arrisco a dizer, a oração mais conhecida e falada no mundo inteiro. A oração do Pai Nosso é um exemplo de oração que Cristo nos ensinou, porém com o passar dos anos ela tornou-se tão automática no lábio das pessoas que muitas vezes é vazia de sentido.
                É preciso refletir a cerca das palavras de Jesus, é preciso orar não da forma automática como se fosse um rito, mas antes, é preciso orar de forma consciente no sentido de interceder sinceramente ao coração do Eterno. É a partir dessa demanda que é importante fazer-se uma pequena reflexão a respeito desse trecho dessa oração.
                Na oração do Pai nosso, Jesus utiliza vários verbos no modo subjuntivo, que é o modo que expressa desejo. O nazareno, em suas palavras no sermão do monte, desejou a vinda do Reino de Deus à Terra. Na frase anterior da oração o mestre diz “Santificado seja o teu Nome”, ele tem o desejo de concluir a tarefa de tornar-se semelhante a Deus. Mas podemos perguntar: como realizar isso? E o próprio Jesus dá a deixa: “Venha o teu Reino”.
                Trazer o Reino de Deus é cumprir a tarefa de tornar-se semelhante a Ele. Deus é um Deus que intervém na história, é só analisar a biografia da humanidade. Têm-se fatos onde é possível perceber a intervenção da mão divina. Vir o Reino de Deus à Terra é intervir na história!
                Reino é uma forma de governo, onde a autoridade está sob um rei. Deus é o rei e quem quiser fazer parte do seu reino que esteja debaixo de suas diretrizes. Todo reino tem suas características. E todo reino tem sua bandeira.
                Não irei me ater aspectos bíblicos e históricos, nem falarei sobre o reino no antigo e no novo testamento; ou sobre o aspecto cronológico dele; muito menos a sua relação com a igreja. Gostaria de falar apenas de um pequeno símbolo que esse reino leva. Gostaria de falar sobre a sua bandeira.
                Bandeira é o símbolo representativo de um estado, organização, sociedade, clã, reino ou até mesmo uma família tradicional pode apresentar uma bandeira. A bandeira então identifica um reino. Bom, mas o que identifica o reino de Deus? Um súdito do reino de Deus é identificado pelo amor:
                “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei; que dessa mesma maneira tenhais amor uns para com os outros. Através deste testemunho todos reconhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros.” (Jo 13: 34-35 – BKJ)
                O nazareno respondeu de que forma o Reino de Deus é reconhecido, ele respondeu qual é a bandeira do Reino. A bandeira é o amor!


“Pai nosso, [...] venha o teu amor!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário