terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Vazio Existencial Cristão

            Em tempos onde a igreja busca ser conhecida e famosa, o cristão tende a buscar a satisfação de si e esquecer-se do próximo. A busca pelo eu, pelo ego, pela sua benção é que tem regido a maior parte do cenário gospel brasileiro. Com a busca pela realização dos seus próprios sonhos o cristão acaba caindo em um vazio existencial.
                    A proposta para o plano do Eterno que as igrejas evangélicas têm pregado muitas vezes é apenas o da salvação. Uma pessoa “se converte” realizando uma oração de confissão e declarando publicamente que Jesus é o seu único e suficiente salvador. Pronto! O irmão está salvo e a partir de agora ele passa a frequentar um clube; vai todos os domingos, recebe uma palavra de conforto, recebe a sua benção, é ungido com óleo para prosperar. Esse é o plano. Para por aí. As igrejas têm esquecido a grande comissão que é levar, como proposto no pacto de Lausanne: o evangelho todo, para todo o homem e o homem todo.
             Deus tem segredos da aliança que fez com cada um que tem o encontro pessoal e transformador com Ele por meio de Jesus Cristo. Como está escrito: “O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer os segredos da sua aliança” (Sl 25:14). O Eterno tem condições, tem um caminho que traçou para cada pessoa que deseja tê-lo como a sua verdade. Em outra versão bíblica para o mesmo Salmo a tradução é essa: “O Senhor é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles”. O incrível é que Deus escreveu o caminho antes mesmo de nos achegarmos a Ele. Assim como nos tempos de Moisés, Deus escreveu as tábuas da lei antes do libertador do povo do Egito ir até Ele e buscá-las. Veja o que o Eterno diz a Moisés em Êxodo 24:12: “Suba o monte, venha até mim, e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo”. Grifei o verbo escrever a propósito para chamar a atenção para o tempo verbal que ele está escrito no texto; o tempo é o pretérito perfeito do indicativo. Deus já havia escrito a lei antes mesmo do povo conhecê-la! Lei tem o sentido de norte, de guiar o povo pelo caminho, pela condição que Deus tinha para com eles. O Eterno tem um caminho, um chamado que cada pessoa tem que seguir. Ele não chama uma pessoa para que ela apenas reze a oração de confissão e fique sentada na sua cadeira todos os domingos. A igreja é chamada para fora!
               A palavra no grego para a primeira vez que Jesus utiliza o termo igreja no novo testamento é ekklesia que significa chamados para fora. Um dos significados para o termo igreja é casa de Deus; não é um edifício material, mas o santuário e a habitação do Senhor como dizem nas escrituras: “No qual todo edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.” (Ef 2:21-22); “Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo” (1 Pe 2:5). Cada um é casa de Deus, é morada dEle. Se eu e você somos casa de Deus, Jesus ao usar o termo igreja, quis chamar cada pessoa para fora de si. O problema da utilização da palavra Ekklesia é que ela é usada em uma perspectiva de igreja como organismo, como um corpo composto de membros vivos. E a ideia é que esse corpo saia da estrutura física e pregue o evangelho a toda criatura. Mas antes, Jesus veio com a proposta de transformação do ser; agora não basta não fazer, o que se tem é não querer fazer. Se eu quiser fazer, mesmo não realizando o ato, já pequei. A proposta de Jesus é mais profunda. É a transformação do ser. E por isso quando ele utiliza a palavra ekklesia, o Mestre significa igreja enquanto indivíduo, ele chama o ser para sair de si. Jesus não prega a busca pelo ego e pela satisfação de si próprio, mas pelo contrário, ele chama cada um, enquanto casa de Deus, para fora; o chamado dele é para negar a si mesmo.  
                   Um bom exemplo para ilustrar o chamado de Jesus para que cada um saia de si é a parábola do bom samaritano, onde este ajuda o próximo em todas as suas circunstâncias. Antes da igreja (como organismo) sair de suas estruturas físicas e praticar o evangelho fora delas, é necessário que cada um individualmente saia de si e busque fora realizar as condições da aliança de Deus. Paulo, o apóstolo, encontrou o segredo de Deus para ele: “Por essa razão eu oro a Deus, eu, Paulo, que estou preso por causa de Cristo para o bem de vocês, os não judeus. Com certeza vocês já sabem que Deus, por causa da sua graça, me deu esse trabalho para o bem de vocês. Deus me revelou o seu plano secreto e fez com que eu o conhecesse.” (Ef 3:1-4). Paulo sofreu quando resolveu realizar o plano secreto que Deus tinha para ele que era levar o evangelho até os gentios, até os não-judeus. Paulo saiu de si, não ficou atrás da sua benção, pelo contrário, negou-se a si mesmo e doou-se a causa do evangelho. O apóstolo dos gentios entendeu o termo ekklesia empregado por Jesus e respondeu ao chamado de ir para fora do seu eu.
                   Logo, o cristão não é apenas chamado pra fazer a oração de confissão de fé para depois ficar sentado na cadeira do templo buscando a sua benção. O chamado de Jesus é para fora; para sair de si. Viktor Frankl, fundador da Logoterapia, diz que o homem só se realiza quando encontra uma causa pela qual possa lutar ou uma pessoa para amar. A satisfação é fora, é no outro. E o chamado de Jesus não é muito diferente, o Mestre chama para que cada um saia de si, para que cada um deixe a busca pelo seu prazer e pela busca da sua benção e leve o evangelho todo, para todo o homem e o homem todo.
           A existência cristã é para fora. Quando um cristão não entende esse chamado, ele acaba em um estado de vazio existencial. E é aonde grande parte da igreja se encontra hoje. Um estado da busca pela sua satisfação. O discurso em vez de ser “Venha e seja benção!”, na verdade é “Venha e receba a benção!”. O vazio existencial só pode ser superado em Deus.
          Ora, o chamado de Jesus para quem quiser segui-lo é para sair do seu sistema fechado e viver para ele. Pensar em uma existência onde isso não é praticado é pensar que existe a presença do vazio existencial. A existência é para ser desvelada a cada instante, a todo o momento tem-se a oportunidade de praticar o chamado de Jesus.  O chamado não é apenas para a confissão de fé, o chamado é para praticar o ide e dar frutos. O cristão que não busca conhecer os segredos que Deus Pai tem para ele com certeza se encontrará em um estado de vazio existencial.

                  O vácuo da existência só é preenchido em Deus. O propósito do cristão não é viver no céu, mas trazer o reino de Deus para a Terra. O céu é aqui. O Reino de Deus está próximo. O significado de próximo aqui é acessível e não, como muitos pensam, uma ideia de cronologia e dessa finitude cronológica. Deus tem condições para te guiar. Jesus te chama para praticar a negação de si. E a existência te pergunta a todo o momento o que tens feito. Não confesse apenas, mas doe-se também e só assim estará livre do vazio da existência.

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